
Apesar de o governo não confirmar, produtores de biodiesel esperam que o novo marco regulatório do setor saia nos próximos dias, com metas graduais do produto na mistura com diesel.
A Ubrabio (União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene) diz ter condições de atingir 10% de biodiesel misturados ao diesel em 2013 e 20% em 2020.
Em reuniões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, porém, representantes do governo sinalizaram que a meta de 20% está "fora de cogitação" neste momento, "em razão da impossibilidade de produção de matéria-prima em quantidade suficiente".
"A tendência é que a meta seja de 7% no segundo trimestre de 2013 e 10% em 2014", diz Irineu Boff, presidente da Biodiesel Oleoplan.
O índice atual, de 5%, estava previsto para 2013 mas foi antecipado e atingido em 2010, de acordo com Juan Diego Ferrés, presidente do conselho da Ubrabio.
O documento do novo marco regulatório está no Ministério da Casa Civil, que não comentou o caso.
Maria Cristina Frias - Folha de S. Paulo
Nota BiodieselBR: Conforme amplamente divulgado pela BiodieselBR, a proposta do novo marco regulatório prevê misturas de até 10% de biodiesel no diesel até 2020, atrelado ao alcance de determinados objetivos. Importante lembrar que o setor vive um momento de bastante dificuldades nas entregas do biodiesel vendido nos leilões e muitas preocupações em relação a oferta de soja - principal matéria-prima do biodiesel - para atender o próprio B5.
Os detalhes da proposta do novo marco estão disponíveis, com exclusividade, aqui.